A comparaçao em termos de potencia, torque e giros entre dois motores de mesma cilindrada, mas com número de cilindros diferentes, é difícil pois recebe influencia de outros fatores. Podemos citar a relaçao curso do pistao/diâmetro do cilindro C/D. Se esta relaçao for alterada, teremos motores com comportamentos bem diferentes, passando de um com alto torque e baixa rotaçao quando o curso é maior a um motor de baixo torque e alta rotaçao quando o diâmetro é maior. Mas vamos supor que os dois motores de mesma cilindrada e número de cilindros diferentes, por exemplo 2-litros de 4 e de 6 cilindros, tenham a mesma relaçao C/D.
O maior número de cilindros resulta em menor cilindrada unitária, e reflete-se nas seguintes vantagens:
* Possibilidade de obter potencia específica superior aumentando a rotaçao máxima do motor. Isto ocorre porque o curso do pistao é menor e, em consequencia, tem-se um menor tempo de deslocamento entre o ponto morto superior PMS e o ponto morto inferior (PMI). Daí resulta um regime máximo de rotaçoes mais elevado e a potencia máxima se situa em uma rotaçao superior a do motor de menor número de cilindros.
* Melhor rendimento térmico, porque com um menor diâmetro dos cilindros a quantidade de combustível a ser queimada diminui, resultando em queima mais eficiente.
* Melhor possibilidade de refrigeraçao, já que o volume de um único cilindro é menor e as galerias de refrigeraçao podem ser melhor distribuídas, tendo-se maior quantidade de refrigerante por unidade de volume da mistura.
* Funcionamento mais uniforme do motor, pois a diferença entre os valores máximos e mínimos durante um ciclo do motor diminui, assim como o intervalo de tempo entre os ciclos-motores. Ou seja, o motor com menor número de cilindros funciona mais aos "trancos". A maior uniformidade permite um volante menor, que resulta em melhor aceleraçao do motor, ou seja, sobe de giro mais rapidamente.
* Nestes motores tem-se um melhor equilíbrio das massas e menos vibraçoes, o que aumenta a vida útil do motor, além de transmitir mais conforto aos ocupantes do veículo.
Por outro lado os motores com maior número de cilindros tem suas desvantagens:
* Aumento do comprimento da árvore de manivelas virabrequim; com isto os problemas com vibraçoes torcionais sao mais acentuados.
* Elevaçao do custo de produçao, visto que a construçao destes motores é mais complexa e exige maior número de peças.
* Em muitos casos estes motores tem volume e peso maiores que seu correspondente de mesma cilindrada e menor número de cilindros.
* Aumento do custo de manutençao por esta ser mais complicada e trabalhosa.
Para solucionar o problema de espaço dos motores construídos em linha pode-se optar pelo posicionamento em V dos cilindros. No entanto esta configuraçao implica maior custo do motor. Por estas razoes motores com maior número de cilindros sao utilizados em carros maiores e mais luxuosos, onde o aumento no preço do motor nao representa tanto no custo final do produto. Um motor de 2 litros e 6 cilindros nao apresenta grande viabilidade pelos seguintes motivos: seu maior custo resulta em elevaçao significativa no preço final do carro; o rendimento térmico dos motores de 2 litros e 4 cilindros é bem satisfatório, nao justificando o maior gasto; há ainda o problema de espaço para o motor de 6 cilindros em linha, podendo-se optar pelo de 6 cilindros em V com um custo de produçao ainda maior. Entretanto essa configuraçao é encontrada em modelos de prestígio, como BMW 320i e 520i, com 6 cilindros em linha, Maserati o V6 de 2,8 litros é reduzido para 2 litros em alguns mercados onde cilindrada mais alta implica maior alíquota de impostos e no novíssimo Lexus IS 200. Outros modelos recorrem a cilindrada unitária ainda menor, como o esportivo Mazda MX3 de 6 cilindros em V e 1,8 litro.
O maior número de cilindros resulta em menor cilindrada unitária, e reflete-se nas seguintes vantagens:
* Melhor possibilidade de refrigeraçao, já que o volume de um único cilindro é menor e as galerias de refrigeraçao podem ser melhor distribuídas, tendo-se maior quantidade de refrigerante por unidade de volume da mistura.
* Funcionamento mais uniforme do motor, pois a diferença entre os valores máximos e mínimos durante um ciclo do motor diminui, assim como o intervalo de tempo entre os ciclos-motores. Ou seja, o motor com menor número de cilindros funciona mais aos "trancos". A maior uniformidade permite um volante menor, que resulta em melhor aceleraçao do motor, ou seja, sobe de giro mais rapidamente.
Por outro lado os motores com maior número de cilindros tem suas desvantagens:
* Aumento do comprimento da árvore de manivelas virabrequim; com isto os problemas com vibraçoes torcionais sao mais acentuados.
* Elevaçao do custo de produçao, visto que a construçao destes motores é mais complexa e exige maior número de peças.
* Em muitos casos estes motores tem volume e peso maiores que seu correspondente de mesma cilindrada e menor número de cilindros.
* Aumento do custo de manutençao por esta ser mais complicada e trabalhosa.
Para solucionar o problema de espaço dos motores construídos em linha pode-se optar pelo posicionamento em V dos cilindros. No entanto esta configuraçao implica maior custo do motor. Por estas razoes motores com maior número de cilindros sao utilizados em carros maiores e mais luxuosos, onde o aumento no preço do motor nao representa tanto no custo final do produto. Um motor de 2 litros e 6 cilindros nao apresenta grande viabilidade pelos seguintes motivos: seu maior custo resulta em elevaçao significativa no preço final do carro; o rendimento térmico dos motores de 2 litros e 4 cilindros é bem satisfatório, nao justificando o maior gasto; há ainda o problema de espaço para o motor de 6 cilindros em linha, podendo-se optar pelo de 6 cilindros em V com um custo de produçao ainda maior. Entretanto essa configuraçao é encontrada em modelos de prestígio, como BMW 320i e 520i, com 6 cilindros em linha, Maserati o V6 de 2,8 litros é reduzido para 2 litros em alguns mercados onde cilindrada mais alta implica maior alíquota de impostos e no novíssimo Lexus IS 200. Outros modelos recorrem a cilindrada unitária ainda menor, como o esportivo Mazda MX3 de 6 cilindros em V e 1,8 litro.
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