segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como Usar Bem o Overdrive do Cambio Automatico?

O que é o O/D seria o overdrive, para que serve e quando devo utilizá-lo?

Na
cidade como devo usá-lo?

E na
estrada?


Overdrive do Cambio Automatico O overdrive (identificado pela sigla O/D) do câmbio automático de diversos modelos, entre eles o Corolla, nada mais é que a quarta marcha. Mante-lo em uso significa que o câmbio pode usar todas as marchas a frente; se for desativado, apenas as tres marchas inferiores serao escolhidas. O botao menor na lateral da alavanca serve para tirá-lo de açao, ato indicado no painel pela luz-piloto O/D Off (desligado). O modo padrao, portanto, é de overdrive ativo. É possível dirigir o carro em toda situaçao sem desativar o overdrive. No entanto, há momentos em que tirar a quarta marcha de açao pode ser útil: por exemplo, em certas subidas de serra, em que o câmbio pode alternar entre terceira e quarta repetidamente, conforme a velocidade e a pressao no acelerador. Ou em uma descida, em que manter a terceira marcha gera algum freio-motor e poupa os freios do
veículo. Esqueça as ultrapassagens: quando o motorista exige mais aceleraçao, o câmbio reduz as marchas tanto quanto necessário, nao importando se o overdrive está ou nao ativo.

Na cidade, deixar a quarta de lado pode facilitar a reduçao da velocidade antes de um semáforo ou lombada, por exemplo, já que o câmbio do Corolla tende a passar a última marcha quando se tira o pé do acelerador. Algumas caixas modernas, como as das francesas Peugeot, Citroën e Renault, interpretam que o motorista deseja freio-
motor e retem, ou mesmo reduzem, marchas nessa condiçao.

Quanto as posiçoes 2 e L da alavanca, correspondem a segunda e a primeira marchas, na ordem, e devem ser usadas apenas para conter a velocidade em descidas íngremes. Nao é preciso acioná-las no uso normal, na cidade ou na estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário