segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como Utilizar Bem o Ar-Condicionado e a Funçao de Recirculaçao

Qual a funçao da tecla de recirculaçao existente nos comandos de ar-condicionado?

Devo acioná-la em que situaçoes?

Que outras medidas posso tomar para o uso do aparelho nao prejudicar a saúde dos passageiros?


O uso correto da recirculaçao, que para alguns pode parecer um reforço na atuaçao do ar-condicionado pelo aumento resultante no ruído, é um dos segredos para obter conforto do sistema sem prejuízos a saúde. Ativada a funçao, o aparelho passa a trabalhar apenas com o ar interno do
veículo. Ideal para circular em meio a fumaça de caminhoes, rodar em estradas poeirentas ou atravessar regioes de mau cheiro, a recirculaçao nao deve ser mantida por longo tempo, pois resseca o ar e pode agravar problemas respiratórios como rinite e bronquite. Mesmo em tráfego pesado e sob forte calor, convém liberar a admissao de ar (ou mesmo abrir um pouco as janelas) de tempos em tempos para nao viciar o ar interno.

O uso da recirculaçao é recomendado, contudo, quando se entra no
carro após horas exposto ao sol. Nessa situaçao o indicado é utilizar o ventilador no máximo e o termostato na posiçao mais fria, além de abrir as janelas para uma renovaçao mais rápida. A medida em que a temperatura cai, feche as janelas, depois desative a recirculaçao, procure reduzir a velocidade do ventilador e, se possível, ajustar o comando de temperatura para um ponto mais elevado e nao desligar o equipamento, o que pode gerar sensaçao de abafamento pela súbita elevaçao da umidade do ar. O mesmo deve ser feito ao chegar ao destino, quando o choque térmico na saída do carro causa desconforto.

Além de prudentes a saúde, sao atitudes que pagam dividendos no desempenho, consumo e nível de ruído interno do carro. O ventilador deve trabalhar mais rápido, porém, no trânsito lento para evitar formaçao de gelo no evaporador, origem da água que tao comumente se ve escorrendo de
carros recém-estacionados. Outra regra: direcione as saídas de ar para o alto, pois o intuito é refrigerar o ambiente e nao os passageiros. Além de evitar um resfriado, voce estará distribuindo melhor o ar fresco pelo interior, pois a física ensina que o ar quente tende a subir e o frio a descer. Assim também é mantida a situaçao climática (pés quentes, cabeça fresca) mais favorável a concentraçao do motorista. O ar mais quente só deve ser dirigido para cima em tempo chuvoso, quando o ar-condicionado mostra-se ótima soluçao para desembaçar o pára-brisa: como o ar emitido é seco, absorve em segundos a umidade do vidro, proporcionando boa visibilidade.

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